O Nosso Património Cultural

IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR DE MEINEDO

 

A Igreja de Santa Maria de Meinedo foi provavelmente construída entre os séculos XIII e XIV, preservando elementos românicos. Meinedo foi sede de um Bispado no século VI, identificado como “Magnetum”. Embora pouco se saiba sobre o desenvolvimento do local até o século XIII, escavações revelaram um templo pré-românico.

PONTE DE ESPINDO

A Ponte de Espindo, que assegura a ligação sobre o rio Sousa entre os lugares de Bustelo e Boim, não deverá ser anterior a meados do século XVIII uma vez que, ao contrário da Ponte de Vilela, não é mencionada nas Memórias Paroquiais de 1758.

 

CASA DE RONFE

Esta moradia ou solar é uma das muitas casas apalaçadas e brasonadas do concelho de Lousada que diretamente ou indiretamente se encontram associadas à cidade do Porto.

 

Muitas delas estão ligadas, entre si, derivadas de famílias distintas relacionadas a negócios, ações politicas ou religiosas e de aristocracia regional ou local, sendo o caso da família dos Borges Barreto, desde pelo menos o século de quinhentos, onde derivam os Martim Borges, escrivão do público e casado com uma senhora dos Vieiras, de Riba Douro e progenitor de todos os Borges Barretos.

 

CRUZEIRO

O aparecimento do Cruzeiro remonta aos primeiros séculos do cristianismo. Procurou-se cristianizar todos os sítios e monumentos pagãos. A cruz era o símbolo usado para levar a cabo o processo de cristianização. Com o imperador Constantino a cruz tornou-se no elemento simbólico dos cristãos.