Skip to Main

Padroeiro

A LENDA


A Igreja de Santa Maria Maior de Meinedo está envolta na lenda do corpo de Santo Tirso, que terá chegado de Constantinopla. As relíquias presentes na Igreja, e veneradas no séc. XVII, certificam que terá sido esta a razão para a construção da Igreja. No entanto, o culto prestado pelos fiéis a Nossa Senhora era superior ao de Santo Tirso e, em 1686, quando retiraram a imagem de Nossa Senhora de Meinedo da capela-mor para serem feitas obras, correu a rumor de que a imagem seria enterrada ou queimada por ser demasiado grande. A população devota de Santa Maria não aceitou e exigiu que ficasse num dos altares colaterais da Igreja. A imagem de Santa Maria Maior de Meinedo é um dos raros exemplares da escultura românica em Portugal.

NOSSA SENHORA DAS NEVES

 

Festeja-se em Meinedo, no 2º fim de semana de setembro, a festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira desta freguesia. A imagem de Nossa Senhora das Neves, em pedra ançã, talvez do século XIII, em tamanho natural, pode ser admirada num dos altares laterais da Igreja de Meinedo.

Diz o povo que num dia quente de Agosto, o calor apertava tanto que era difícil respirar. O gado deitava-se em qualquer sombra. Abafado com tanto calor, o povo começou a ficar amedrontado e tonto. De repente começou a nevar e o povo não teve qualquer dúvida em atribuir o fenómeno a Nossa Senhora. Esta festividade começou a ser organizada há mais de 40 anos, exclusivamente por ferroviários, depois era uma comissão mista que levava a efeito tal tarefa e, mais tarde, alguns cidadãos da freguesia não deixaram morrer a tradição.

SANTO TIRSO DE MEINEDO


Na freguesia de Meinedo, no Domingo imediato ao dia 15 de Agosto, realiza-se a festa em honra do mártir Santo Tirso com enorme fluxo de turistas e emigrantes, dada a época em que se realiza (pleno Verão).